Homenagem da Fernanda Takai ao querido BO!

Homenagem da Fernanda Takai ao querido BO!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Meu pequeno grande Eva

Houve um momento na carreira da banda que alguém nos disse que era melhor ter um segurança na equipe, pois, as vezes, nos shows que fazemos por aí, isso não é lá muito organizado. Foi então que apareceu o Evaristo, indicado por muita gente como a melhor pessoa pra cuidar do “Pato Fú”: “Ele combina com vocês”. No fim, acabamos sempre trabalhando com aqueles que combinam mais com a gente, porque a vida na estrada em turnês é feita de uma convivência muito estreita.


Evaristo chegou sério, enorme, óculos escuros. Quem o via de longe temia ter que passar por ele. Mas foi num dos primeiros dias de convívio que descobrimos que ele tinha uma das risadas mais engraçadas do mundo. Do tipo que contagiava o ambiente. Ouvimos uns guinchos fininhos lá na parte da frente do ônibus, onde ele gostava de viajar. “Evaristo! Você ta passando mal?”. Tava nada, tava é morrendo de rir de uma piada. Ele era assim mesmo. Perdia o freio. Andava sempre ouvindo música com seus fones de ouvido. Adorava cantar num pseudo inglês embromation. Em algumas passagens de som, se o tempo estava sobrando, ele ia pro meio do palco dar um tostão de sua voz, com poses perfeitas de crooner.

Um dia, vimos o Eva – apelido carinho incompreensível pra quem ouvia de fora – dançar. Ele dançava soul, funk e black music como ninguém. Com certeza seria da turma do Tony Tornado, Nelson Trinfo, James Brown e Jackson Five se morasse em alguma daquelas vizinhanças. Havia um momento do show em que não resistíamos, chamávamos o Eva pra dançar. Era um espetáculo. A platéia não acreditava. E ele saía aclamado do palco. “Êêêvaristo, Êêêvaristo, Êêêvaristo eu estou aqui!”. Era o grito de guerra que a gente puxava com o público numa paródia da música de Roberto e Erasmo.

Depois de um show, há mais de 10 anos, quando era jovem e bebi um pouco além da conta, ele não teve dúvidas chegando ao hotel, no interior de Minas, sem elevador, me carregou nos braços e me levou por três andares, sem qualquer esforço aparente. No outro dia, prometi a ele que nunca mais teria que fazer isso de novo. E nunca mais precisou.

Eva era muito elegante. Tanto que, no início, só trabalhava de paletó e gravata. Finíssimo. Cheguei a lhe dar de presente umas gravatas mais divertidas para quebrar a sobriedade. Até que ele ficou mais desencanado e passou a usar as camisetas pólo da nossa produção. Mas sempre com calça social, cinto e sapato lustrado. Vaidoso, tinha as unhas feitas no capricho, cabelo bem cortado e usava belos relógios de pulso.

Quem conhecia bem o Eva sabia que o semblante sério se desmanchava num grande sorriso de menino a qualquer “bom dia”. O outro apelido dele era BO – bê ó. Dependendo da turma, era chamado de um ou de outro. Ou dos dois ao mesmo tempo. Como ele sofria acompanhando os jogos do seu Atlético à distância. Nas viagens, ele aproveitava as paradas e ligava para algum amigo, tentando saber dos resultados da rodada. Por um tempo, também cuidou das Pomponetes do Galo. A gente via nos programas de esporte ele ali, atrás do gol. Às vezes, em momentos de lances perigosos, levava as mãos à cabeça, desesperado. “Olha o BO!”, sabíamos de longe que era ele.

Uma vez, durante um vôo, vimos o Eva passar um bilhete pra comissária de bordo. Ela o pegou toda sorridente e abriu pra ler. Todos ficamos curiosos pra ver a expressão dela. Em vez de algum galanteio que possivelmente ela mesma esperava, Eva escreveu: “Me dá mais um lanchinho?”. E ganhou!

Faz uns três anos que ele não trabalhava mais com a gente. Dizia brincando que Eva tinha fugido com Victor & Leo. Teve uma oportunidade muito boa e se mudou pra Uberlândia com a família. Na verdade, acho que a gente não precisava mais de um segurança há um bom tempo, mas o Evaristo tinha se tornado bem mais que isso. Ele ajudava todo mundo em qualquer que fosse a necessidade. Querido demais.

Nosso grande menino Evaristo nos deixou semana passada. Todos os fãs que o conheceram nos escreveram, tristes. Acho que nem mesmo ele imaginava o tamanho do seu próprio fã-clube. Estive com a família e amigos no momento da despedida deste homem tão digno, carinhoso e competente. Não me esqueço da noite, numa paragem distante, em que uma autoridade local, inicialmente armada, quis subir no palco com toda a família pra “ver o show mais de perto”. Eva, de peito aberto, segurando apenas uma lanterna, falou firme e com educação: “Só depois que me matar”. O homem deu meia volta e rugiu: “Este é cabra macho mesmo. Vambora!”.

João Evaristo Cunha se foi, prestes a completar 50 anos. A gente fica aqui sem respostas e com saudade. Mas os céus ganharam o melhor anjo da guarda de todos os tempos.


Fernanda Takai

Vídeo:


Show do Pato Fu com performance do BO e Fernanda Takai.

5 Comentários:

Aeromoça gentil disse...

no meu voo não ganha um lanchinho, ganha dois... :D
Portal Meio Aéreo

Ariane Morais disse...

Fiquei toda arrepiada lendo essa homenagem.

Te amamos BO! O céu realmente ganhou o melhor anjo de todos os tempos.

=)

Laurita disse...

Mesmo estando longe Victor & Leo são como acordes musicais que vibram dentro de nós.......

Laurita disse...

Existem artistas que valem á pena, mas VICTOR & LEO.... valem a GALINHA inteira! E de ouro....

Unknown disse...

Não aguentei semana passada em Vinhedo ,olhar para o cantinho do palco e não o ver...chorei! Mas logo depois me lembrei o qto ele é firme e forte...enxuguei as lágrimas e pensei...lá do céu...ele deve sentir orgulho de mim...e do meu comportamento..rsrsrs...é claro!!