Matéria da "Folha de Londrina"

Matéria da "Folha de Londrina"

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A música sertaneja impõe-se hegemonicamente na programação de shows da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. De acordo com a escalação dos artistas, divulgada esta semana pela Sociedade Rural do Paraná, as duplas locais e nacionais dominarão o palco durante a 49 feira, que será realizada de 02 a 12 de abril no Parque Ney Braga.

Quatro das duplas de maior sucesso nas últimas temporadas estarão presentes no evento:
Victor e Leo, César Menotti & Fabiano, João Neto & Frederico e João Bosco & Vinicius. Além delas, as duplas locais Teodoro & Sampaio e Fernando & Sorocaba também foram convidadas para animar o segmento da bota, chapéu e rodeios.

A única exceção é a banda de pop-rock NXZero que, aliás, vai se apresentar no próximo sábado em Maringá ao lado dos gaúchos do Fresno. Há três anos nas paradas, o quinteto paulistano liderado pelo vocalista Di Ferrero tornou-se o grupo de maior projeção popular em seu segmento. Cativou o público jovem ao executar um hardcore às vezes agitado e às vezes melodioso cantando temas de amor e do cotidiano adolescente.

Embora eles detestem, a mídia enquadrou-os sob o rótulo ''emo'', de hardcore emocional. No ano passado, a banda lançou o segundo álbum, ''Agora''. Os planos para 2009 incluem a gravação de um disco em castelhano com o objetivo de conquistar o mercado latino.

Entre as duplas sertanejas escaladas, Victor & Leo talvez seja a primeira a ter seus ingressos esgotados. Diferenciados no filão, os irmãos mineiros não só cantam como compõem, assinam os arranjos das músicas e produzem seus próprios discos. Críticos gostam de classificá-los como ''sertanejos de pegada pop''. Recentemente, eles lançaram o álbum ''Borboletas'', o quinto da carreira.

A lista de seus sucessos inclui canções como ''Tem que Ser Você'', ''Fada'', ''Amigo Apaixonado'', ''Vida Boa'' e ''Fotos''. Fenômeno de público, eles costumam abarrotar os lugares em que se apresentam, seja nas grandes capitais ou em pequenas cidades do interior. Estiveram na Expo do ano passado lotando o Recinto de Shows e Rodeios João Milanez.

Não por acaso, o show da dupla será mais caro que os demais. O ingresso antecipado vai custar R$ 20, enquanto os outros custarão R$ 15. A venda começa em fevereiro. A modalidade ingresso-empresa já está disponível na Sociedade Rural do Paraná. Destinada a pessoas jurídicas, consiste de pacotes com um mínimo de 50 ingressos. Neste caso, o valor pode ser parcelado em três vezes, com bonificação de 10% do valor em convites.

De acordo com Roberto Palazzo de Almeida Barros, diretor e organizador da 49 Expo, a programação de shows é resultado de consulta popular. ''Há quatro ou cinco meses fizemos uma pesquisa de rua entre os visitantes do Parque Ney Braga perguntando quem eles gostariam de ver e ouvir durante o evento'', explica.

Segundo ele, além dos tradicionais shows pagos, haverá um ''Palco 2'' para apresentações musicais gratuitas. Pela primeira vez, foi feita uma parceria com a organização do Festival de Música de Londrina (FML) para levar atrações de segmento clássico à feira. ''Teremos uma orquestra sinfônica reunindo músicos da Sinfônica da UEL (OSUEL) e convidados. E é só o que posso adiantar, senão vou quebrar o efeito-surpresa'', diz. Diferentemente de 2008, quando o palco 2 foi instalado na pista principal, este ano ele será montado em meio ao trajeto dos visitantes.

''A idéia é avançar sobre o povão, sem que ele precise se deslocar para assistir às apresentações'', ressalta. E a exemplo do ano passado, a parceria com o Filo (Festival Internacional de Londrina) terá continuidade com a realização de uma programação voltada para as artes cênicas. O objetivo, conclui ele, é garantir entretenimento para todas as faixas de público - inclusive para aquelas que torcem o nariz para a música sertaneja.

Fonte: Folha de Londrina

Comentários: